segunda-feira, 1 de junho de 2015

0005 - Tulipa com Lápis de Cor Aquarelável Faber-Castell 12 cores

Oi Pessoal, tudo legal?
Essa tulipa eu pintei com os lápis de cor aquareláveis da Faber-Castell, de 12 cores.
Foi o meu primeiro trabalho em uma página inteira, pois anterior a ela, eu fazia apenas alguns testes como no post anterior.
Nessa flor, eu misturei algumas técnicas que eu vi na internet. Como essa pintura é anterior a ideia do blog, eu não fiz um passo-a-passo, ou guia de como eu pintei, portanto, vou tentar descrever da melhor forma aqui.

Inicialmente, eu separei o material: os lápis de cor, uma folha de ofício A4 normal, o pincel mais fino, e um copinho de plástico para colocar a água (tenho fotos deste material todo no post anterior).
Também separei um lápis de grafite comum HB e outra folha, porque antes de pintar eu fiz alguns esboços rápidos de como seria a melhor forma de desenhar a tulipa, novamente, se eu tivesse a ideia do blog já nesse momento, teria tirado fotos dessa etapa do processo também. Não tenho mais esses esboços iniciais.


Após esse esboço, passei então a fazer a pintura principal:
- Peguei o lápis de cor aquarelável azul e tracei as linhas de contorno gerais bem fininhas;
- Com o vermelho claro, pintei as pétalas de maneira não muito forte;
- Com o vermelho escuro pintei as bordas inferiores de cada pétala de forma mais forte na base e ia enfraquecendo quando subia, ou seja, aplicava mais pressão com o lápis enquanto pintava a base e menos pressão enquanto subia);
- Com o verde folha, pintei o ramo e as folhas, sem muita pressão no lápis;
- Com o verde escuro pintei nas bases das folhas, um pouco do ramo e se você observar bem na imagem eu tracei as linhas que marcam a folha (ou nervuras em uma linguagem mais científica...haha);
- Por último junto a base de cada pétala eu peguei o azul cobalto e pintei bem fraquinho, para salientar uma pequena sombra, um pequeno contorno em cada pétala, isso dá pra ver bem na imagem também;
- Agora é a hora de pegar o pincel! Molhei a ponta do pincel no copinho com água, tirei o excesso na própria borda do copinho e passei nas pétalas, sempre da parte mais que é pintada forte, levando para a mais fraca. Eu tive que molhar o pincel novamente em cada pétala e as vezes duas vezes nas pétalas maiores.
- Após isso fiz o mesmo para as folhas e o raminho, molhei o pincel, tirei o excesso e pintava as folhas sempre trazendo a tinta da parte mais forte para a mais fraca. Quando falo em tinta, você vai notar que ao aplicar a água, o pigmento do lápis de cor vai aderir as cerdas do pincel e se você parar e observar o pincel verá que tem tinta nele! Voilá, está feita a Mágica!
- Depois de pronto eu deixei secar por uns 15 minutos e parti para a segunda etapa.



A imagem acima é escaneada para melhor visualização, porém eu prefiro sempre bater fotos das pinturas, não porque é mais prático e sim porque as fotos se parecem mais com a folha que tenho na mão. O scan dá uma ótima nitidez, mas na verdade, a imagem pintada não tem essa luminosidade toda, você pode ver melhor o que estou tentando dizer comparando as duas imagens desse post.

Enfim , seguindo o trabalho (rsrs..):

- Com o lápis de cor aquarelável preto eu tracei uma linha mais grossa e forte em volta do desenho e também pintei com bem menos pressão um pouquinho na base das folhas e das pétalas (na parte em que divide o ramo das pétalas você pode ter uma melhor visão dessa leve passada do preto).
- Com o pincel eu pintei sobre o preto do contorno, sempre cuidando para não misturar o preto com a cor vermelha das pétalas ou verde do ramo ou folhas, sempre "por fora". O preto então acabou se transformando em cinza.
- E para finalizar, com o pincel com bem pouca água, passei sobre as áreas pretas nas folhas e nas pétalas, deixando uma sombrinha bem suave, quase imperceptível. Essa parte é a mais difícil e o quanto de pressão você coloca no pincel é de difícil descrição em um texto ou até mesmo vídeo, com o tempo você irá tendo noção da pressão que deve aplicar, mas posso deixar a dica, comece sempre com pouquíssima pressão e vá aumentando conforme necessário. A prática constante ajuda também a "calibrar" a sua mão.

E está pronto, bom amigos, espero que você tenham gostado desse post, mesmo com poucas imagens. Um forte abraço! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário. Lembre-se que ele será moderado pelo autor do blog. Obrigado

Hello, comment here! Thanks