Abaixo é um passo a passo meio diferente. Eu inicialmente pintei uma maçã ao completo, para ver se dava certo:
Como deu certo eu segui a técnica com as demais. O que eu fiz:
1 - pintei de preto, não a sombra toda, mas as áreas da sombra onde o preto é muito preto, como podem ver na foto acima, seria logo abaixo das maças e da bandeja e também no buraco dos cabinhos.
2 - Depois eu segui com a técnica normal de pintar as copres mais fracas antes e ir subindo a escala. Então nesse caso foi o amarelo, depois o laranja, depois o vermelho, depois o cereja e depois o vinho. Mas beeeeem fraquinho, isso pode ser visto ainda na foto acima.
3 - Depois eu inverti a técnica em 100%. Passei a pintar as mais fortes, com mais força! Na foto acima você pode ver já a camada do vinho ( a mais forte ) em algumas áreas da maçã.
4 - Agora vamos para as fotoa abaixo, agora passo a usar a segunda camada mais forte, a cereja, aplicada com força e a ponta bem fina, não em toda a maçã, mas nas áreas onde elas devem aparecer:
Agora o vermelho, repare que eu dessa vez eu deixei aparecendo um pouco o brilho branco. Pintando literalmente seu contorno:
Agora o laranja:
Amarelo:
Um pouco de ouro, entre o laranja e o amarelo:
Um verdinho como detalhe:
Um preto para o sombreado:
Uma borracha no brilho, para suavizá-lo:
Um violeta para o tcham (nunca esqueça do tcham):
Agora o cenário:
Para o degradê ao fundo, faço primeiro um circulo delimitador depois preencho a área restante gradualmente, ajustando a pressão do lápis:
E pronto. Se vocês acompanham este blog há mais tempo devem ter notado que já misturo várias técnicas e evolui com o tempo. O segredo é esse, cada um vai descobrindo qual técnica se ajusta mais a cada um, se sentindo confortável com ela e a ajustando a seu toque pessoal. Não esqueça que o que importa é o durante a pintura e não o depois (bem, pelo menos para mim). O prazer está em fazer, pintar, apontar, sombrear, etc. O produto final é legal, mas a satisfação é o durante. Abraços!